Nutrição Clínica

“Todo o ser vivo precisa de se alimentar para sobreviver e se reproduzir…”

As Ciências da Nutrição incluem os mais diversos conhecimentos científicos inerentes à medicina, nomeadamente, Fisiologia, Bioquímica, Biologia, Anatomia, Patologia, Farmacologia, entre outras. Assim, a Nutrição e Alimentação têm um papel fulcral para o equilíbrio do organismo, sendo base fundamental para a prevenção e tratamento de várias patologias, bem como, para a educação/formação necessária numa melhoria dos hábitos alimentares e da Saúde.

Nutrição – Refere-se à forma como o organismo utiliza, transforma e incorpora os nutrientes de forma a assegurar as suas funções vitais. A Nutrição é a ciência que estuda a relação dos alimentos com a saúde e bem-estar.

Nutrientes – São substâncias químicas que constituem os alimentos, sendo essenciais ao funcionamento do organismo. Agrupam-se em macronutrientes (proteínas, hidratos de carbono e lípidos), micronutrientes (vitaminas e minerais) e água.

Assim, cada nutriente tem a sua função específica, não sendo, nenhum deles, substituível ou desnecessário!

Nutrientes Energéticos – Fornecem energia
Nutrientes Construtores – Constituem a matéria-prima para o crescimento e manutenção do organismo
Nutrientes Reguladores e Protectores – Regulam os processos metabólicos e protegem o organismo

• Obesidade