Massagem Tui Na

A massagem Tui Na é uma das antigas artes de cura da Medicina Tradicional Chinesa. O seu nome vem do chinês e traz consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura: "Tui" significa empurrar e "Na" significa segurar com força. Esta massagem fundamenta-se, assim, nas teorias do Qi (energia vital), Xue (sangue) e Zang Fu (órgãos internos), e orienta-se pela teoria dos Jing Luo (meridianos e colaterais). As diferentes técnicas da Tui Na têm por objectivo regular a função dos meridianos, equilibrando o respectivo fluxo de energia: sedá-la se estiver em excesso e tonificá-la, caso esteja enfraquecida, regularizando a passagem do fluxo energético no corpo da pessoa.

Com as diferentes partes das mãos e segundo a patologia do paciente, o terapeuta faz directamente sobre os meridianos, pontos e outras partes do corpo, múltiplas técnicas de massagem. Este método terapêutico, que se pratica no exterior do corpo e produz efeito no interior do mesmo, contribui para a desobstrução dos meridianos, promove a circulação da energia e do sangue, regula as funções dos órgãos internos e lubrifica os tendões e ossos, pelo que permite prevenir e tratar algumas patologias e melhorar o bem-estar físico e psicológico da pessoa. 

A Tui Na não substitui o médico, melhora, no entanto, a capacidade natural do corpo se curar a si próprio em todos os níveis do ser. A Tui Na actua holisticamente no equilíbrio do fluxo de chi por todo o corpo, mente e espírito. 

Benefícios:

  • Estimula e tonifica a pele, activando a circulação sanguínea subcutânea, facilita a eliminação das toxinas, e dá mais brilho à pele.
  • Activa a circulação dos fluidos orgânicos e, em particular, do sangue e da linfa. Uma circulação sanguínea melhorada permite uma melhor distribuição do oxigénio nos tecidos e uma melhor eliminação das toxinas. Uma boa circulação linfática é importante para garantir a saúde dos tecidos, uma vez que, se a linfa estagnar em certos locais do corpo, provoca edemas, inflamação e dor.
  • Alivia dores nos músculos, por excesso de stress e falta de exercício. Graças à sua acção estimulante sobre a circulação dos fluidos, as fibras musculares desembaraçam-se rapidamente das toxinas que geram fadiga, distensões, contracções, etc.
  • Benefícios sobre o sistema nervoso vegetativo. Este sistema engloba as vísceras (coração, fígado, pulmões, etc) e as glândulas endócrinas. É composto pelo sistema nervoso simpático e parassimpático, que tendem a equilibrar-se mutuamente.
  • Benefícios sobre o sistema nervoso cerebro-espinal. Este sistema é composto pela espinal-medula e pelo encéfalo, que por sua vez compreende o bolbo raquidiano, o cerebelo e cérebro. Este sistema tem por função transmitir as ordens aos diferentes músculos, coordenar as funções vitais e gerir a informação sensorial. A Tui Na permite acalmar este sistema, muitas vezes sobrecarregado por demasiados estímulos sensoriais.
  • Benefícios sobre as vísceras. As vísceras são órgãos contidos nas cavidades craniana, torácica e abdominal. Esses órgãos são estimulados pela Tui Na, favorecendo as suas funções ou proporcionando a sua descontracção.
  • Benefícios sobre as glândulas endócrinas. Várias glândulas endócrinas estão relacionadas com pontos de acupunctura. Consoante a necessidade, estas glândulas podem ser activadas ou acalmadas a fim de harmonizar o seu funcionamento com o resto do corpo. É por intermédio destas glândulas que o stress e as emoções agem sobre os órgãos, enfraquecendo-os ou esgotando-os.

Contra-indicações:
A massagem Tui Na não é recomendada a pessoas com problemas cardíacos ou cancro, especialmente o de pele e o do sistema linfático, osteoporose, pele inflamada ou eczema, psoríase ou herpes-zoster.